A FABULOSA CAPITAL DOS NABATEOS; UM LEGADO IMPRESSIONANTE DE ARTE CONSTRUTIVA ESCULPIDA NA ROCHA.
(Foto: Hugo A. Cuéllar Urizar)
PALÁCIOS, SEPULCROS E OBELISCOS, UMA IMENSA QUANTIDADE DE OBRAS DE ARTE, FINO ESTILO E SIMETRIA, UM LOCAL DE IMPRESSIONANTE BELEZA.
Pouco há que se falar e muito há para se admirar em Petra. Sua origem, embora com indícios que remontam ao período Neolítico, somente recebe menções palpáveis no Séc. IV a.C. com um povo de origens misteriosas: os Nabateos. Uma das principais teorias da origem desse grupo étnico converge para a versão de serem oriundos de uma onda migratória arábiga, que fez de Petra a cidade central e via principal das caravanas que transportavam rico comércio e especialmente incenso, mirra e especiarias.
O reino Nabateo floresceu sob Aretas III Filelino, mas Roma a invadiu sob Trajano 106 d.C. , e em 130, na visita do Imperador Adriano foi rebatizada para Petra Adrianea.
Sob domínio bizantino diversos terremotos assolaram Petra destruindo seus monumentos .
Petra está encravada numa imensa formação de arenitos com forte erosão eólica, formando gargantas estreitas como a do SIK, ou do BAB AS SIK, com mais de cem metros de altura e apenas dois ou três metros de largura, por onde corria o wadi Musa. São impressionantes as formações, com aquedutos ainda visíveis construídos na base das encostas.
O ponto principal, no entanto, reserva ao visitante uma emoção muito especial quando se descortina diante dos seus olhos o famoso El Khazne (Tesouro) ou o local onde era guardado o tesouro do Faraó do Êxodo. Escavada na rocha, sua fachada tem 40 m altura e 28 de largura e dois pisos, nela se observa uma riqueza de detalhes exuberante, com uma perfeição que dificilmente seria reproduzida hoje em dia, apesar da tecnologia pois é uma peça única, sem emendas.
Diversos outros monumentos que se erguem nas laterais de um campo aberto ao lado do teatro, são palácios e sepulcros em forma de torres, além da magnífica Via Colunada.
É preciso visitar este belo sítio arqueológico, provavelmente o único no mundo, por certo será uma visita inesquecível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário