29 de junho de 2011

A SOMBRA DOS LEVIATÃS

Conhecemos  Antonio Roberto Espinosa há um bom tempo, mas a imagem mais agradável que ficou em nossa memória foi aquela em que o víamos labutando pelas  madrugadas  na sede do jornal “Primeira Hora”, então localizado na Avenida dos Autonomistas.
Afeto a  uma boa e proveitosa conversa, sua participação na história da imprensa osasquense mostrou-se altamente positiva --inclusive participou com eloquente depoimento em curta metragem sobre a história da cidade, produzido pela Sudameris Filmes--, consolidando, sobretudo, seu elevado padrão de conduta jornalística, verdadeiro paradigma de uma linha editorial que se desprendia dos limites naturalmente impostos a uma imprensa restrita a municípios menores, limítrofes à capital paulista onde atua com  força a grande imprensa.
O crescimento e o desenvolvimento das cidades da Grande São Paulo, impulsionaram formas e meios de se produzir um jornalismo com melhor qualidade e que,  se embora ainda não é como sonhamos, alcançou bons níveis de  qualidade e profissionalismo.
O tempo passou e Espinosa, que nunca deixou de participar em assuntos de responsabilidade em Osasco, reapareceu na coordenação do Projeto Osasco 50 Anos do prefeito Emidio de Souza.
Qual não foi a nossa satisfação em saber que defenderia sua tese de doutoramento na área de teoria política internacional, na USP, com o estudo “ A Sombra dos Leviatãs”, onde aborda de forma crítica  as controversas faces  do Estado diante do processo de globalização e uma visão ainda mais ampliada sobre as guerras que  respingam pelos continentes neste  século XXI.
A defesa da Tese  aconteceu no dia 27 p.p. no Salão Nobre da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, sob a coordenação do professor-doutor Leonel Itaussu Almeida Mello e foi coroada de completo êxito.
Parabéns ao nosso colega jornalista, professor-doutor Antonio Roberto Espinosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário